sábado, 11 de julho de 2009

Vida longa e vida eterna

Algumas vezes já me peguei pensando em vida eterna, longevidade, reencarnação e coisas desse tipo.
Fiquei pensando: pôxa, mesmo com as mazelas da vida e um monte de gente chata poluindo o planeta - no sentido literal da palavra e até mesmo com sua própria existência,- bem que o infinito universo poderia permitir que vivéssemos por uns quinhentos, talvez mil anos... a Terra ainda é um paraíso... Aí caí na real. Já imaginou um Sarney, um Maluf, um Bush, um Hitler, um FHC, um Roberto Marinho desses da vida vivo por mil anos? Cem anos seriam uma eternidade. Que seja bem vinda a morte!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Windows Vista: ascensão e queda

26, Janeiro 2009 by Plínio Torres

Em 15 de dezembro de 2006, a Free Software Fundation através do sitebadvista.org, lançou a sua campanha para defender a liberdade dos utilizadores de computadores, contra a adoção do Microsoft Windows Vista, promovendo o uso de soluções alternativas de software. Dois anos mais tarde, a campanha tem mais de 7000 colaboradores registrados e o Vista é visto publicamente com um fracasso.

O gerente de operações da FSF, John Sullivan disse, “É evidente que o Vista tem perdido a sua cota para uma adoção generalizada. Os usuários, governos, corporações, universidades e organizações têm tido uma papel importante em deixar a Microsoft totalmente abandonada. O fato da Microsoft ter prorrogado repetidas vezes o prazo de suporte do XP e estar lançando uma versão beta pública do Windows 7, hoje, é prova do fracasso do Vista.”

O Vista teve um dos maiores custos com marketing de toda a história desde o seu lançamento. Cerca de US$300 milhões, foram usados em um esforço para enganar o usuário, tentando mostrar aquilo que o Vista na realidade nunca foi.

Sullivan ainda disse, “Estamos aposentando o site badvista.org e terminando com a campanha, a fim de dedicar mais esforços e recursos para novas campanhas sobre a estrada em direção a um mundo em que todos os usuários possa escolher com segurança o software livre.”

HP mente para ajudar o Vista

Uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, a HP admitiu abertamente que aumentou os números referentes à venda de licenças do Vista, quando na realidade a maioria dos números divulgados eram sobre licenças de computadores com o Windows XP pré-instalado.

O XP não é melhor do que o Vista em termos de liberdade para o usuários, pois ambos são sistemas proprietários, mas esta notícia mostra o quão sujo a Microsoft anda jogando.

Não seja obrigado a comprar o Vista

Pela lei, todo consumidor tem o direito de escolher se o computador que ele está comprando virá ou não com um sistema operacional pré-instalado que obviamente não é gratuito e tem o seu preço embutido no valor final, isso se chama venda casada.

Já existem vários casos de usuários que foram obrigados a comprar computadores com Windows pré-instalado, mas conseguiram o ressarcimento do valor pago. Fique de olho, exiga seus direitos!

Família irreverente


Duplicando a velocidade de navegação no Firefox

FirefoxO objetivo desta dica é simples, tornar o Firefox ainda mais rápido em relação ao carregamento de objetos e arquivos, acelerando em muito a velocidade de sua navegação. Modificando algumas chaves de configurações avançadas do navegador, vamos obrigá-lo a carregar elementos das páginas automaticamente e com uma “memória de carregamento” maior e mais eficiente, tornando-o visivelmente mais “esperto”.

A maioria dos navegadores só mostra a página quando grande parte dela já foi descarregada e como em uma memória RAM, realiza esse processo aos poucos caso possua pouco espaço para descarregar os elementos da página. A dica em questão resolverá esses dois entraves.

Após realizar a configuração em meu navegador, notei uma agradável diferença na velocidade de navegação e download de arquivos, sendo assim, a dica é altamente recomendada.

1 - Para evitarmos possíveis dores de cabeça, vamos realizar primeiro o backup dos arquivos de configuração do Firefox. Jesus salva, mas não faz backups!

Copie a pasta com as configurações atuais do Firefox para um lugar seguro. Ela se encontra em diferentes lugares de acordo com o sistema usado. Preste atenção ao caminho da pasta e substitua ousername pelo nome do usuário que está logado na máquina. Copie a pasta que está dentro de Profiles, ela é nomeada com uma sequencia de letras e números aleatórios. Exemplo: dqgi65lr.default

No Windows XP
\Documents and Settings\
username\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\

No Windows Vista
Users\
username\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\

No Mac OSX
username/Library/Application Support/Firefox/Profiles/

No Linux
root: ~/.mozilla/firefox/

usuário comum: /home/
username/.mozilla/firefox/

2 - Após fazer o backup da pasta, vamos começar o procedimento. Abra o Firefox e digite na barra de endereços o comando about:confige dê enter.

3 - Aparecerá um aviso “isto pode anular sua garantia”, basta clicar em serei cuidadoso, eu prometo! Com isso você deverá procurar, digitando no campo de buscas acima a sentençanetwork.http.pipelining e verificar se à ela está atribuída o valor true. Se não estiver, dê um duplo clique para mudar para esse valor.

4 - Na mesma página procure a sequêncianetwork.http.pipelining.maxrequests e dê um duplo clique nela para mudar o valor para 8.

5 - Encontre a sequência network.http.proxy.pipelinin e dê um duplo clique nela, mudando seu valor para true.

6 – Encontre a sequência network.dns.disableIPv6 e dê um duplo clique nela, mudando seu valor para true.

7 - Realizando estes passos, você deverá clicar com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolher Nova Opção, depois selecionar Boolean e dar o nome de content.interrupt.parsing e definir seu valor como true.

8 - Dê novamente os mesmos passos, clicando com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolhendo Nova Opção, mas desta vez clique em Inteira para poder defini-la comocontent.max.tokenizing.time e atribua o valor para 2250000.

9 - Crie novamente uma entrada definida como Inteira, mas desta vez com o nome de content.notify.interval com o valor de 750000.

10 - Crie uma entrada Boolean com o nome de content.notify.ontimere a defina como true.

11 – Crie outra entrada Inteira, mas com o nome decontent.notify.backoffcoun e coloque o valor 5.

12 – Crie novamente uma entrada Inteira com o nome decontent.switch.threshold com o valor 750000.

13 – Por último crie uma nova entrada Inteira com o nome denglayout.initialpaint.delay com valor zero 0.

Caso alguma dessas chaves já existam, apenas mude o valor para os citados acima.

Dica trabalhosa hein? Mas não se preocupe, valerá a pena. Após realizar estas configurações você deve reiniciar o seu Firefox para que as modificações entrem em vigor e logo em seguida já poderá usa-lo aproveitando quase o dobro de sua velocidade normal de carregamento de páginas.

Considerações: Se o seu sistema possui pouca memória RAM disponível (256mb ou inferior) e você notar que o computador está lento enquanto você utiliza o Firefox, faça a seguinte modificação: Abra o about:config, vá em Nova opçãoBoolean, digiteconfig.trim_on_minimize e escolha o valor true para a opção. Isso fará com que o Firefox libere memória RAM enquanto você estiver com ele minimizado ou sem uso no momento.

Caso alguma página específica esteja com problemas para abrir após as modificações, basta remover a chave
content.interrupt.parsing ou mudar seu valor para false para resolver a questão. Essa chave serve para que o Firefox nao espere para receber todo o conteúdo da página e mostre logo o que já recebeu.

Pronto, agora o seu Firefox estará uma verdadeira bala para carregar páginas e arquivos! Caso a mudança não lhe agrade, modifique e apague as chaves criadas no navegador ou feche o Firefox e substitua a pasta do profile pela original que fizemos backup no começo da dica.

Aproveite a brisa das altas velocidades. 8)

Negócios que nunca vão à falência no Brasil

Cervejaria, posto de gasolina, motel, igreja (católica ou evangélica), cartório, autoescola e provedor de banda larga.

Sábio chinês

Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?
(Chuang Tzu)