domingo, 28 de junho de 2009

Victor Hugo - Poema

Victor-Marie Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802Paris, 22 de maio de 1885) foi um escritor e poeta francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables, sua melhor peça e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras.

"O homem é a mais elevada das criaturas;

A mulher é o mais sublime dos ideais.

O homem é o cérebro; a mulher é o coração.

O cérebro fabrica a luz; o coração, o Amor.

A luz fecunda; o amor ressuscita.

O homem é forte pela razão; A mulher é invencível pelas lágrimas.

A razão convence, as lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos; A mulher de todos os martírios.

O heroísmo enobrece; o martírio sublima.

O homem é um código; a mulher é um evangelho.

O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.

O homem é um templo; a mulher é o sacrário.

Ante o templo nos descobrimos;

Ante o sacrário, nos ajoelhamos.

O homem pensa; a mulher sonha.

Pensar é ter no crânio uma larva;

Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano; a mulher um lago.

O oceano tem a pérola que adorna;

O lago, a poesia que desnuda.

O homem é a águia que voa; A mulher é o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço;

Cantar é conquistar a alma.

Enfim, o homem está colocado onde termina a Terra,

A mulher, onde começa o Céu!"



Página com lista de mais de 51 mil cd's para baixar

Acesse a página pelo link e escolha o seu cd. Grande variedade: clássicas, reggae, internacionais, rock e pop rock.

sábado, 27 de junho de 2009

Sistemas operacionais e seus estilos musicais

Mac Os = Metal Progressivo
Quem faz se acha o tal, superior. Pode ser bonito e rápido, mas são poucos os que aguentam.

Windows XP = Heavy Metal
No inicio ele era pesado e as pessoas ficavam com o pé atrás, mas hoje todo mundo tem em casa.

Windows Vista = Black Metal
É muito pesado e ninguém entende. Só os verdadeiros adoradores aguentam por mais de 10 minutos. Coisa do demo!

Windows 7 = Rock Industrial
Parece algo bom, interessante, mas ainda é Windows.
Windows Server = New Metal
Quem usa parece ser o tal, mas cobra pra fazer a metade do que a concorrência faz de graça.

Windows 2000 = Rock Progressivo
Abriu novos caminhos e o que se tem hoje, se deve a ele.

Windows ME = Emocore
É uma merda, mas tem sempre alguém que gosta.

Windows 98 = Hard Rock
Já teve seus anos dourados e ainda é idolatrado por muitos, mas hoje ninguém mais o vê.

Windows 95 = Blues
Revolucionou a história, mas ninguém se lembra dele mais.
Windows 3.11 = Love Metal
Existiu, mas ninguém viu de perto.

Linux = Power Metal
Para iniciantes é um sacrifício, para os avançados uma beleza. Quem curte idolatra, quem odeia passa longe.

Solaris = Rock Alternativo
Alguém estava cansado do que tinha no mercado e criou algo novo.

Unix = Thrash Metal
Já fez bastante sucesso em mil novecentos e alguma coisa. Apesar de não ser mais o mesmo, ainda hoje tem alguns que gostam.

FreeBSD = Gótico
Muitos já ouviram falar, mas poucos viram um de verdade.

Nem Bill Gates ou Bruce Dickinson explicariam melhor.

Por que usar um estabilizador de voltagem

6, Abril 2009 by Plínio Torres

Você protege corretamente o seu computador de descargas e oscilações de energia? No Brasil, é notória a dificuldade das concessionárias de energia de manterem as condições ideais de fornecimento de energia o tempo todo. Por sua vez, muitos usuários se esquecem que um dos fatores de segurança começa pela instalação de um bom estabilizador.

Como funciona um estabilizador?

Em linhas gerais eles funcionam como um funil de tensão. Eles admitem variações de tensões em sua entrada (boca maior do funil) e transformam estas grandes variações em tensões apropriadas a alimentação de equipamentos eletrônicos (boca menor do funil). Basicamente são compostos por um transformador responsável pela potência do mesmo e circuitos eletrônicos que monitoram a tensão de entrada e corrigem a tensão de saída. Possuem também circuitos de filtragem e proteção das linhas elétrica e telefônica.

Porque usar um estabilizador?

Entre os benefícios da utilização de um bom estabilizador estão o aumento da vida útil do aparelho, a redução na queima dos equipamentos, a estabilização da distribuição elétrica, a diminuição nos ruídos e interferências na rede, a proteção contra subtensão e sobretensão, além de atuar em casos de sobrecarga e sobreaquecimento, sinalizando sobre eventos da rede elétrica.

Como escolher um estabilizador?

Apesar deste dispositivo ter sido designado para proteger os seus equipamentos contra interferência e variações nos níveis de tensão da rede elétrica, muitos dos modelos mais simples disponíveis no mercado acabam trazendo mais prejuízos do que benefícios aos usuários, principalmente de computadores.

Isso se deve ao fato do mesmo não fazer as correções de tensão rápido o suficiente para evitar que a tensão armazenada nos capacitores de entrada da fonte sofra uma redução ou aumento muito grande que possa trazer prejuízo ao funcionamento da fonte de alimentação chaveada do computador O funcionamento do computador não está ligado ao uso do estabilizador, mas aos seus diversos componentes, sua arquitetura e a energia que é convertida de alternada para contínua através da fonte de alimentação. Para uma maior segurança no equipamento, recomenda-se o uso de estabilizadores, no-breaks ou filtros de linha de qualidade, que não interferem no bom funcionamento da fonte.

Na hora da compra, escolha produtos que possuam o selo de conformidade do Inmetro e observe os seguintes aspectos:

Aplicação: Aparelhos como informática, eletrodomésticos, áudio & vídeo, entre outros, por terem características técnicas distintas, requerem estabilizadores de tipos diferentes. Confirme na embalagem a aplicação destinada ao Estabilizador.

Potência: Na embalagem é informada a potência que o Estabilizador suporta. Confirme se esta atende à necessidade. Para isso, faça a soma das potências dos equipamentos a serem ligados ao Estabilizador. Lembre-se, a potência do Estabilizador deve ser superior ao valor dessa somatória.

Tensão (Voltagem) de entrada/saída: Verifique se a tensão (entrada/saída) do Estabilizador é compatível à tensão da rede elétrica local e do aparelho a ser ligado. Os Estabilizadores são fabricados em várias opções de tensão de entrada e saída.

Nova norma do INMETRO

Desde 1° de janeiro de 2008, todos os fabricantes de estabilizadores de tensão, com potência até 3kVA/3kW, com tensão até 250V, estão obrigados a comercializar equipamentos de acordo com a norma NBR 14373:2006, em atendimento à Portaria 262 do INMETRO. Com esta nova geração de estabilizadores de tensão, a indústria oferecerá maiores benefícios aos seus usuários.

A norma NBR 14373:2006 exige obrigatoriamente que os estabilizadores tenham recursos técnicos que antes eram opcionais, como:

a) Filtro de linha – reduz os ruídos provenientes da rede elétrica;
b) Protetor contra surtos da rede elétrica – proteção contra descargas elétricas;
c) Desligamento automático – desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação;
d) Protetor térmico – proteção adicional contra sobrecarga;
e) Aumento da faixa de tensão de entrada – 45% em redes 110V, 115V, 120V e 127V e 40% em 220V;
f) True-RMS – permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas;
g) Sensor de potência – desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.

Melhor Proteção

Por mais que aparelhos como estabilizadores e filtros de linha ajudem na prevenção de riscos, durante uma chuva forte, a melhor forma de proteger o seu equipamento é desligando-o da tomada e desconectando as ligações de rede como cabos UTP e cabos telefônicos (internet discada). É possível inutilizar um computador somente através de uma descarga via cabo de rede.

Banana e vaselina ajudam a tirar riscos

22, Abril 2009 by Plínio Torres

O que você pode fazer com vaselina e uma banana? Calma! Antes de responder a esta pergunta, lembre-se que este é um blog “sério” sobre informática! O que você pode fazer é retirar riscos, é claro! O que a sua mente poluída imaginou que poderia ser?

Sabe aquele caro monitor LCD que você tanto ama? Digamos que no feriadão ele foi brutalmente atacado pela empregada durante a faxina e recebeu um belo arranhão. O que fazer? Depois de matar a empregada, você pode tentar pelo menos esconder o risco passando algum produto ou substância.

Tentativas:

Seguindo a sugestão de alguns fóruns, começamos a operação tapa buracos passando pasta de dente nos riscos. O LCD ficou com um hálito refrescante, mas apesar dos riscos ainda parecerem menores, ainda são claramente visíveis.

Passando para a 2ª tentativa, vamos utilizar a velha afirmação de queborracha escolar é capaz de apagar qualquer coisa! Infelizmente caneta e riscos em LCD não se aplicam a esta regra. Os buracos ainda continuam firmes e fortes após esfregar a borracha nos riscos.

Na 3ª tentativa, apesar do desespero, a técnica da banana mágica é deixada para um último caso.

Tentando algo mais escorregadio na 4ª tentativa, coloque um pouco de vaselina em cima do risco com um cotonete e vá espalhando de uma forma leve, de um modo que a vaselina cubra totalmente o risco. Mesmo os riscos mais profundos desaparecem e os menores que não desapareceram totalmente ficaram bem mais toleráveis, quase invisíveis!

A explicação seria que a densidade óptica criada pela vaselina entre os riscos é maior que a densidade que pode ser enxergada pelos olhos e isso impede que possamos ver os riscos de uma forma direta. Digamos que esta técnica mascara imperfeições mas não corrige defeitos como,dead pixels, por exemplo.

Boa! A Vaselina realmente tem suas utilidades! Agora basta tentar utilizar a mesma técnica nos visores de celulares e notebooks para saber se o resultando também é satisfatório.

E a banana? Bem, li em alguns fóruns que a banana também poderia ser utilizada para corrigir estes riscos no LCD, mas resolvi nem experimentar esta técnica.

Até onde eu sei, a banana é ótima para retirar riscos sim, mas em discos de CD e DVD, juntamente com Veja ou Ajax.

Conhecimentos para se tornar um nerd de elite

8, Maio 2009 by Plínio Torres

Um nerd ou geek (nerd de computador) é normalmente uma pessoa que sabe um pouco sobre tudo e portanto, a pessoa a qual toda a família e os amigos procuram quando possuem algum problema tecnológico. Sim, pode parecer incrível, mas a verdade é que os nerds aprendem mais para os outros do que para si próprio.

Se você é um potencial candidato a carregar este fardo, precisa saber quais são os principais conhecimentos exigidos para se tornar um nerd de elite e resolver qualquer tipo de situação. Todo conhecimento é válido e pode gerar bons frutos futuramente, como um bom emprego e outras coisas mais, como diria Maurício Ricardo.

Um nerd de elite nunca se omite, ele sempre tem opiniões e respostas pra tudo e encara os desafios. Um nerd de elite nunca se corrompe, ele sempre usa seus conhecimentos para demonstrar o que é realmente bom ou ruim, o que pode ser feito ou não.

Todo nerd ou geek precisa saber:

O Significado de vários termos técnicos

Cedo ou tarde alguém vai perguntar e você precisará saber.
http://www.technologica.inf.br/glossario/exibe.asp

Aumentar a memória RAM

Parece algo básico, mas é incrível como poucas pessoas sabem fazer este simples procedimento e pagam caro em lojas de informática.

1. Desligue o pc e ponha em uma mesa.

2. Abra-o com uma chave philips e ponha suas mãos 10 segundos na parte metalica do gabinte para evitar a dano nas peças por energia eletrostática.

3. Ache o slot da memória (procure no google slot de memória RAM em Imagens) e retire as que estão instaladas baixando as travas que prendem a memória ao solt.

4. Verifique a posição de acordo com o tamanho dos espaços vazios no meio do slot e coloque as novas no lugar, pegando-as pelas laterais para evitar danos e fazendo uma leve pressão até que ela se encaixem e as travas a abraçem novamente.

5. Feche o computador e ligue novamente. Para checar se deu certo, clique com o direito em meu computar, depois em Propriedades e na aba Geral, verifique a quantidade de memória indicada.

Mais dicas em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/725

Identificar keyloggers

Keyloggers registram tudo que é digitado no teclado de um computador, como número de contas bancárias e senhas. Alguns capturam palavras enviadas e recebidas também, como emails e comunicadores instantâneos.

Veja se existe algum programa suspeito inicializando junto com o Windows enquanto você trabalha, basta ir em executar > digitar msconfig, dê enter e procure na aba inicializar.

Tenha sempre um bom anti-vírus, passe o Banker Fix de vez em quando e em LAN houses e computadores públicos, procure porkeyloggers físicos antes de usar.

Navegar anonimamente na internet

Ande sem deixar rastros com as dicas do nosso blog:

http://pliniotorres.wordpress.com/2007/12/20/enganando-o-rapidshare-parte-ii/

http://pliniotorres.wordpress.com/2008/07/24/guia-completo-de-acesso-a-sites-bloqueados/

Descobrir a senha de sistemas operacionais

Existem vários modos, inclusive alguns já foram mostrados aqui no blog, tudo depende do sistema e da sua versão.

Levantar informações sobre outros usuários

Infelizmente não existe receita de bolo para este tipo de tarefa, masexistem métodos que podem funcionar em alguns casos. Hoje as pessoas abrem suas vidas em sites, blogs e redes sociais, basta saber onde procurar.

Ocultar arquivos impróprios

Tem sempre um querendo esconder uma coletânea erótica da mulher ou da namorada. Ótimo método também para esconder documentos e enganar a polícia federal caso seu computador seja apreendido um dia.

http://www.sykey.net/2007/02/03/tutorial-escondendo-arquivos-em-imagens/

Crackear senhas de redes sem fio

Senhas padrão WEP hoje já podem ser quebradas até com uma certa facilidade. As codificações padrão WPA já são bem mais complicadas de crackear, mas como usualmente permitem o uso de palavras simples, basta tentar a senha padrão dos roteadores ou palavras relacionadas ao dono da rede a ser hackeada.

Recuperar o Master Boot Record

Quem nunca se aventurou a instalar mais de um sistema operacional no micro ou pegou um vírus bravo e perdeu o master boot record? Que diabos é isso? É uma pequena parte no início do HD que diz onde e qual sistema operacional deve ser iniciado quando o micro liga, ou seja, se ela for perdida, bye-bye sistema!

No Windows, basta dar boot no sitema usando um disco de boot do Win98 e depois digitar FDISK /MBR

No Windows Vista existe um método mais simplificado

Caso você possua um dual boot com Linux, talvez seja necessário restaurar o gerenciador de boot (GRUB ou LILO) dependendo da distribuição que você usa. No Fedora, basta dar boot com o cd/dvd de instalação e mandar recuperar o sistema instalado.

Acessar dados em um HD pifado

O HD possui uma vida útil como todo componente e um dia, sem aviso prévio, ele irá “abrir o bico”. Você que é um nerd experiente mantém backups e monitora a saúde do seu HD, mas e aquele seu amigo que perdeu toda a coleção de MP3 e agora implora para que você os salve do HD pifado?

Existem vários métodos, primeiro verifique se o HD morreu mesmo através da detecção de hardware do setup. Caso ele ainda esteja respondendo, tente acessá-lo através de um disco de boot (dica do Master Boot Record) ou ligá-lo como escravo em outra máquina para ver se é possível salvar os arquivos. Caso ele esteja inacessível, você pode tentar congelá-lo (não estou doido) ou caso as informações sejam muito importantes, pagar por uma recuperação profissional.

Atualizar BIOS e firmwares de aparelhos eletrônicos

O firmware é como um mini sistema operacional responsável pelo funcionamento de alguns dispositivos eletrônicos como mp3 players, celulares, roteadores, modens, etc. A BIOS é a memória não volátil responsável por guardar informações importantes para o funcionamento do computador. Em ambos os casos esta atualização não é recomendada pois pode inutilizar o hardware a ser atualizado em questão. Caso a atualização seja realmente necessária, siga a risca os procedimentos indicados pelo fabricante para a atualização e nunca use firmwares ou BIOS modificadas, ou seja, não disponibilizadas pelo próprio fabricante do hardware.

Dicas para atualização e upgrade da BIOS. No caso das atualizações de firmware, siga o manual do fabricante.

Desbloquear celulares e smartphones

A regra neste caso é simples, procure a sua operadora e exiga odesbloqueio gratuito previsto em lei. Evite se arriscar a perder o aparelho realizando procedimentos loucos ou utilizando códigos de desbloqueio.

Gravar videos trasmitidos via internet (Youtube)

Alguns sites transmitem conteúdos de áudio e video em streaming, ou seja, você vai assistindo aos poucos sem poder salvar o arquivo. Não é preciso ser nenhum gênio para salvar essses arquivos, basta usar aferramenta certa.

Para a captura de videos em formato flash, principalmente os videos do Youtube, eu uso e recomendo a extensão DownloadHelper do navegador Firefox.

Retirar o DRM de arquivos protegidos

Quando uma música é transformada em MP3 ou um video é ripado, ele pode receber uma trava de proteção chamada DRM que impede que aquele arquivo possa ser usado em outro computador que não seja na máquina onde ele foi criado ou baixado.

Esta é mais uma tentativa frustada de empresas como a Microsoft de impedir a livre troca de arquivos entre diferentes usuários. Não use o Windows Media Player para ripar seus cds, ele pode estar configurado para inserir proteção DRM nos arquivos. Existem alguns programasque retiram o DRM e em último caso, basta ripar o cd novamente usando outro programa livre de conversão.

Bloquear ou desbloquear o acesso a internet no trabalho e na escola

Com o crescimento do acesso à internet, escolas, universidades e empresas agora adicionam filtros de conteúdo em suas redes como uma maneira de bloquear o acesso a sites de utilidade e gosto duvidosos. Para burlar estes bloqueios basta utilizar certos artifíciosde acordo com o bloqueio imposto. Use por suas conta e risco!

Se você é um administrador de sistemas e quer instalar um filtro em sua rede, utilize um servidor de proxy ou as configurações de segurança do seu roteador.

Configurar roteadores, modems e dispositivos sem fio

Nada que alguns tutoriais, manuais e dicas não resolvam. Descubra o modelo do seu aparelho, abra o Google e boa sorte!

Conhecer números binários e decimais

Já ouviu o ditado: “Existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entedem e as que não entedem números binários”. Se você entendeu a piada, deve ser um nerd, senão, é hora de aprender mais sobre números binários e decimais. Qual é a vantagem de saber esta porcaria? Bem, algumas empresas valorizam o nerd que conhecem este tipo de porcaria.

A IBM certa vez vinculou um anúncio todo escrito em binário procurando por profissionais na área de informática. Quem conhecia números binários e conseguiu entender o cartaz, se deu bem. A EA Games fez o mesmo no Canadá, mas desta vez procurando por programadores ASCII, outro dialeto nerd que você também deve aprender.

Saber eliminar pragas

Retirar vírus é a ocupação número um de quem entende de informática e possui amigos desleixados que entram em qualquer site e não instalam anti-vírus. Não esquente a cabeça tentando realizar milagres, instale um bom anti-vírus pago, pelo menos por um período gratuito até conseguir remover todas as pragas, passe um bom anti-malvaware e caso nada resolva, formate sem piedade!

Não tente tampar o sol com a peneira, para usuários campeões em infecção, o negócio é botar a mão no bolso e adquirir a lincença de um bom anti-vírus pago. AVG, Avira, aVAST e esses outros gratuitos não são páreos para certos tipos de usuários.

Rodar sistemas operacionais através de cds e pendrives

Para os nerds uma segunda opção sempre se faz necessária, em alguns casos até uma terceira.

Entender “Não há lugar melhor que 127.0.0.1″

Não existe muita utilidade em entender esta frase, mas nerds também conversam e se alguma piada for feita usando a frase, você vai querer ficar boiando?

Ler e escrever em 1337

1337 é uma soletração alterna para Leet que é uma forma de se escrever o alfabeto latino usando outros símbolos em lugar das letras, como números por exemplo. A própria palavra leet admite muitas variações, como l33t, 1337 ou l337. O uso do leet reflete uma subcultura nerd usada no mundo dos jogos de computador e internet, sendo muito usada para confundir os iniciantes e afirmar-se como parte de um grupo. Conheça a tabela leet.

Falar idiomas fictícios

Um nerd que se preze é fã de Guerra nas Estrelas, Senhor dos Anéis, RPG, Mangá e fala e entende as línguas usadas por estes mundos fictícios. Que tal aprender Klingon, ou Élfico? Um amigo meu diz que consegue soletrar todo o alfabeto usado pelo Chewbacca.

Conhecer Linux e outros sistemas operacionais de verdade

Minha avó, meu cachorro e meu priminho de 8 anos usam Windows. Um Nerd de verdade conhece e usa sistemas operacionais de verdade, como Linux, MAC OS ou Solaris.

Usar uma câmera no modo manual

Se existem sintomas de nerdisse, um deles é saber usar e aproveitar as configurações manuais específicas de cada aparelho eletrônico e com uma câmera fotográfica a situação não é diferente. Usar modo automático é para pessoas “normais”.

Conhecer Mulder e Scully, Neo e Trinity…

Assista Arquivo-X, Matrix, a Revolta dos Nerds, Tron, Hackers, Senhor dos Anéis, Star Wars, etc…

Saber que Javascript não é uma marca de café

Javascript é uma linguagem de criação de scripts desenvolvida pela Netscape Communications e pela Sun Microsystems, Inc. Não é uma autêntica linguagem orientada a objetos e tem um desempenho limitado em relação à Java, pois não é compilada. É possível incluir funções e aplicações online básicas em páginas da Web com a JavaScript. O código JavaScript, que é incluído em uma página da Web juntamente com o código HTML, é geralmente considerado mais fácil de ser criado que o código Java, especialmente por programadores iniciantes.

Javascript é largamente utilizada no desenvolvimento de websites e sabendo um pouco mais sobre isso, você acaba de dar um grande salto em seu nível de evolução geek.

Montar um PC do zero

Aprendendo a montar um PC do zero você pode escolher as melhores peças, economiza dinheiro e ainda aprende como ajudar aquele seu amigo mala que vive pedindo ajuda para consertar o computador bichado dele, comprado à prestação nas Casas Bahia.

http://www.youtube.com/watch?v=jaWpBQbviNE

Usar mais o teclado

Usando somente o teclado para certas atividades, você agiliza processos repetitivos do dia-dia, melhora a sua velocidade de digitação e ainda sabe se virar, caso um dia o seu mouse vir a falecer e houver a necessidade de modificar alguma configuração no computador. Pode parecer piada, mas já vi uma empresa ficar parada por um dia inteiro pelo simples fato do servidor de dados não reconhecer o mouse e os vulgos técnicos não conseguirem usar o teclado para resolver o problema.

Conhecimentos em solda e adesivamento

Todo nerd é um fazedor de gambiarras nato e o uso de solda e fita adesiva é diretamente proporcional ao tamanho do problema enfrentado. Nerd que é nerd conserta os próprios óculos.

Converter cassetes e VHS para cds e dvds

Quem não tem aquela tia velha que quer converter as fitas do Roberto Carlos e o VHS da formatura dos filhos pentelhos para CD e DVD? Existem vários bons tutorias na internet explicando o processo naPCWorld, Howtodothings, Boa Dica e no Idgnow.

Montar cabos de rede

Com o grande aumento no uso da banda larga, todo mundo quer fazer uma “redinha” em casa e compartilhar a internet com todo mundo. Eu já montei uma rede para um cara que tinha 128kbps de velocidade e ele queria compartilhar a conexão com outros 3 computadores!

A melhor solução é sempre comprar cabos prontos de 1 ou 2,5 metros vendidos em qualquer lojinha de informática, mas como sempre existe aquele computador no fundo da casa ou algum cabo crossover na parada, o negócio é aprender mesmo a montar o cabo. E não se esqueça, nerd de verdade carrega sempre consigo o esquema de montagem de cabos no bolso ou na carteira.

Formatar o Computador

Esta é sem dúvida a atividade mais realizada pelo nerd dentro do seu círculo de contatos. Um nerd que não sabe formatar um computador é como um taxista que não sabe dirigir. Todo mundo tem um primo ou uma amiga gostosinha que pede ajuda para dar uma “olhadinha” no computador de vez em quando.

Esta olhadinha fatalmente acaba se transformando em uma formatação e consequentemente haja paciência para procurar todos os drivers que certamente o dono do computador não guardou e voltar o backup de 50GB com as besteiras salvas.

Nerd de elite tem todos os cds de instalação crackeados de todas as versões do Windows, Office e instaladores de várias distribuições Linux para emprestar a outros nerds.

Como formatar o PC usando o Windows XP

Como instalar os drivers após a formatação

Conclusão

A cultura nerd diz que o conhecimento é algo para ser repartido, por isso nunca deixe de ajudar quem precisa. Mas lembre-se, usuário de computador é um bicho folgado! Caso ele encoste demais em você, não se esqueça: LPDM e auto-ajuda não fazem mal a ninguém!